Sua obra explora elementos poéticos em alusões ao corpo e ao orgânico, com fotografias, vídeo, e objetos realizados com sua arte em vidro
O dconcept escritório de arte, inaugurou no dia 08 de outubro a primeira individual em São Paulo da artista gaúcha Dione Veiga. A exposição Solutilis, que em latim quer dizer o que pode se desmanchar, tem texto de apresentação da crítica Angélica de Moraes. Na mostra são apresentadas fotografias, vídeo, e objetos realizados com sua técnica de arte em vidro, onde a artista trabalha a desconstrução da percepção do objeto original.
“A relação com o milenar material começou quando ela encontrou, em uma pequena loja de bairro, muitos vasos azuis translúcidos, com as bordas abrindo-se em imprecisa flor. Feitos de modo artesanal, cada um apresentava características próprias, embora houvesse a intenção de alcançar a homogeneidade impessoal da produção em série. Essas deformidades mínimas provocaram a atenção de Dione, que logo aplicou-se a trabalhar o potencial de conceitos ali embutidos, para ressignificá-los.” resgata a crítica.
Ainda segundo Angélica, Dione extrai universos de significado de uma peça de vidro ao arrancá-la do continente e inscrevê-la no imanente da criação artística. “A obra de Dione poetiza mundos, sejam eles de dimensões microscópicas ou macroscópicas, dentro ou fora de nosso corpo. Sua obra tem luz e lucidez”, atesta.
Dione Veiga Vieira é artista visual. Vive e Trabalha em Porto Alegre. Sua obra explora elementos poéticos em alusões ao corpo e ao orgânico por meio de instalação, escultura, pintura, fotografia, desenho, objeto e vídeo. Enfoca significados em torno dos processos de transformação e à solubilidade da materia através de dicotomias como presença/ausência, positivo/negativo, dentro/fora e material/imaterial.
Serviço
Exposição: Solutilis , mostra individual de Dione Veiga Vieira
Período expositivo: de 10 de outubro a 04 de novembro
dconcept escritório de arte
Alameda Lorena, 1.257, G1 (Vila Flávio de Carvalho)
01424-001 – Jardim Paulista, São Paulo – SP
Horários: de segunda a sexta-feira, das 14 às 19 horas
Tel. (11) 3085 5006
Entrada franca
Fonte Tecnoarte